Acompanhamento da solicitação CNPJ via Internet

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica que tem por sigla as famosas letras CNPJ, nada mais é do que um cadastro onde todas as pessoas físicas que pretendem se tornar pessoas jurídicas e investidores e que pretendem explorar o seu nome “individual” em atividades com o intuito de lucro, devem obrigatoriamente se inscrever, antes de qualquer início de suas atividades.

Com o CNPJ é possível obter diversas vantagens comerciais, principalmente relacionadas a empréstimos, pagamentos e outros fatores importantes em relação as finanças e também a Receita Federal.

E para você que está correndo atrás de fazer o seu CNPJ sem a contratação de um contador, ou tão somente deseja fazer as consultas pessoalmente, hoje estaremos falando um pouco mais sobre a documentação mínima obrigatória e também como fazer o acompanhamento da solicitação do CNPJ pela internet.

Documentos obrigatórios em qualquer pedido de CNPJ

Os documentos obrigatórios ao solicitar qualquer tipo de CNPJ são:

  • A Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (o FCPJ). Este documento deverá ser preenchido através do aplicativo Coletor Nacional, no site da Receita Federal, onde ela deverá ser acompanhada do Quadro de Sócios e Administradores (o QSA), no caso das sociedades.
  • Os documentos do quadro de Sócios e Administradores (QSA)
  • O Documento Básico de Entrada do CNPJ (o DBE) ou o Protocolo de Transmissão.
  • A ficha específica de interesse do órgão convenente.
  • E  a ficha de beneficiários finais, quando os CNPJ informarem a existência ou inexistência de beneficiários finais.

Lembrando que estes são os documentos obrigatórios em qualquer solicitação de CNPJ, mas além destes, conforme o tipo de empresa e outros fatores podem ser solicitados outros tipos de documentação.

Para saber todos os detalhes sobre a documentação, acesse:

Como fazer o acompanhamento das solicitações de CNPJ através da internet?

Para fazer o acompanhamento de forma totalmente online, é preciso seguir um passo a passo simples. Primeiro acesse o site oficial da Receita Federal:

Por lá, clique no menu rápido, que fica localizado na lateral esquerda do site, em ORIENTAÇÃO.

Depois de clicar no menu orientação, clique em TRIBUTÁRIA.

  • Depois clique em CADASTROS e então em CONSULTAS CNPJ.

Então irá abrir uma página com três links intitulados de: Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, Consulta CNPJ Eleições e Consulta da Situação do Pedido de CNPJ Enviado pela Internet.

  • Clique no “Consulta da Situação do Pedido de CNPJ Enviado pela Internet.”

Ao clicar você será redirecionado para uma nova página, onde será necessário preencher o número do Recibo, o número de Identificação e também os caracteres de segurança do Captcha.

  • Clique então em “Consultar”.

Pronto, se todos os dados estiverem corretos, na próxima página serão exibidas as informações atuais sobre o seu CNPJ. A Receita Federal recomenda que as consultas sejam feitas periodicamente, ao menos um dia sim e um não, para que assim que toda a documentação for aprovada, você já possa usufruir do seu CNPJ e também dar continuidade a outros processos juntamente com seu contador.

Site de contato e número de telefone

Para tirar todas as dúvidas referentes ao CNPJ e outros assuntos relacionados à Receita Federal, você poderá entrar em contato através do ReceitaFone, no número 146.

A Receita também conta com uma página exclusiva para contato, através do link:

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.