Como abrir um CNPJ

Ter a própria empresa é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, na correria e planejamento para abrir o próprio negócio, muitos empreendedores acabam esbarrando em algumas questões burocráticas, como, por exemplo, abrir o CNPJ. Trata-se de um dos documentos mais importantes para dar procedência à abertura do negócio. O CNPJ é similar ao CPF, só que voltado para o mundo empresarial, ou seja, pessoa jurídica. Para abrir um CNPJ muitos decidem procurar um profissional especializado, já outros decidem fazer por conta própria. Portanto, quer saber como abrir um CNPJ? Leia o artigo abaixo e informe-se.

como abrir cnpj

CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido pela sigla CNPJ, é um documento no qual contém informações importância sobre aquela empresa. Cada empresa possui seu próprio CNPJ, ou seja, sua própria sequência numérica. Este documento é capaz de angariar informações fundamentais, como nome da empresa, nome fantasia, endereço, data de abertura e também a descrição das atividades econômica (principal e secundária).

Caso não tenha um CNPJ, o empreendedor está inapto à realizar algumas atividades fundamentais, como abrir conta corrente de pessoa jurídica, emitir nota fiscal, comprar produtos e equipamento com preços melhores, contratar funcionário na legalidade, e também ter acesso a empréstimos e financiamentos com juros menores. Essas são apenas algumas das atividades que são possíveis com a abertura de um CNPJ para sua empresa.

Como abrir um CNPJ

Embora seja um processo extenso, abrir um CNPJ não é um bicho de sete cabeças. Basta apenas ler corretamente as instruções que serão transmitidas e providenciar as documentações necessárias.

Primeiramente, o cidadão deverá realizar o download do Programa Gerador de Documentos de CNPJ por meio do site da Receita Federal. Por meio desta plataforma, o empreendedor irá realizar o preenchimento e envio da Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCJP) e o Quadro de Sócios e Administradores (QSA).

A Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica requere alguns dados relativos à empresa, como razão social, endereço, atividade socioeconômica, nome fantasia, entre outros. Já o Quadro de Sócios e Administradores, você deverá descrever as pessoas responsáveis pela empresa, assim como a participação de cada integrante no capital da companhia.  Existem vários tipos de sociedades no quadro de uma empresa. Você deverá sentar e ver qual se encaixa melhor no perfil do negócio. Boa parte das empresas brasileiras pertencem ao Simples Nacional.

Ao término do preenchimento, o proprietário deverá enviar a solicitação e guardar o recibo de entrega, pois é com esse recebido que você poderá realizar a consulta ao andamento do processo de abertura do CNPJ. Caso esteja tudo correto, você deverá imprimir os outros documentos gerados, reconhecer a firma no Cartório e, só então, endereçar a unidade cadastradora informado no término do processo eletrônico. Você pode entregar pessoalmente ou também via Correios.

Pronto, o processo de abertura do CNPJ foi iniciado. Você deve esperar que a Receita Federal analise as informações e conclua o pedido.

Está com alguma dúvida sobre como abrir um CNPJ? Diga-nos na área de comentário para que possamos solucioná-los.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.