Como atualizar o CPF na Receita

Assim como a carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física, também conhecido como CPF, é um documento fundamental para os brasileiros. Isto porque, sem ele, é impossível fazer determinadas tarefas importantes, como se matricular em instituições educacionais ou também prestar concurso público. Por isso, além de retirar o CPF, é necessário que mantenha-o em dia. A Receita Federal anunciou recentemente a possibilidade de atualização dos dados cadastrais do CPF de qualquer cidadão na internet.

O serviço que também pode ser feitos nos serviços de atendimento ao cidadão, agora pode ser também atualizado pela internet. Desta forma, o processo de atualização dos dados de cadastro de pessoa física fica mais ágil e simples. Confiar abaixo nossas dicas de como realizar o procedimento online.

Como atualizar o CPF na Receita Federal

Neste ano, a Receita Federal anunciou que o site da Receita Federal na internet contaria com uma plataforma para atualização de dados cadastrais do CPF. Isto é uma atitude tomada para desafogar as agências da Receita Federal, além de acelerar o atendimento dos funcionários. Felizmente, a plataforma estará disponível 24 horas por dia, até nos feriados e finais de semanas.

A plataforma de atualização de dados cadastrais poderá ser usado por brasileiros e também estrangeiros residentes no País e que possui CPF. De acordo com a Receita Federal, são mais de 191 milhões de pessoas que podem alterar o cadastro .

Antes da decisão, para alterar algum dado cadastral do CPF, era necessário ir até um posto de atendimento da Receita Federal. Na agência, o contribuinte explicava a situação e os atendentes efetuavam a alteração, que só eram confirmadas com o pagamento de uma pequena taxa (R$ 7) nos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Essa opção ainda está disponível, caso não tenha internet.

Como consultar CPF online

Caso queira verificar se o seu CPF está regular junto a Receita Federal, um método é consultar o cadastro de pessoa física. Esta consulta também pode ser realizada por meio do site da Receita Federal. Para tal verificação, você deverá seguir os passos abaixos:

1 – Acessar a plataforma de consulta pelo seguinte endereço eletrônico.

2 – Para ter acesso à plataforma de consulta é necessário que preencha algumas informações, como a sequência numérica do seu CPF e também a data de nascimento.

3 – Após a digitação das informações requeridas, você deverá clicar no botão “consultar”. Caso toda as informações estejam corretas, você será redirecionado à página de comprovante de situação cadastral no CPF.

Como tirar 2 via

A emissão de 2 via do documento  se resume aos seguintes passos abaixo:

1 – O primeiro passo consiste em acessar a página de impressão do comprovante de inscrição no CPF pelo seguinte endereço eletrônico: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp.

2 – Na página da Receita Federal, você deverá preencher algumas informações, como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e também titulo de eleitor.

3 – Ao término do preenchimento, clique no botão “enviar”, então, será redirecionado à 2 via do documento.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.